Blog

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades

Newsletter

4 dicas básicas para manter a saúde do coração em dia

Estar com a saúde do coração em dia é extremamente importante. Você sabia que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil? Segundo dados do Ministério da Saúde, 31,5% das mortes no país são decorrentes desse tipo desse problema. No entanto, outro número chama bastante atenção: 80% dessas doenças podem ser evitadas com apenas 4 hábitos muito simples!

Descubra quais são:

1. Não fumar

O maior fator de risco para o coração é o tabagismo. Fumantes têm um risco 70% maior de sofrer um infarto, e não existe uma quantidade de consumo segura. O cigarro agride as paredes dos vasos sanguíneos (endotélio), deixa as artérias vulneráveis ao depósito de gordura e facilita a coagulação do sangue, dificultando a circulação. 

2. Praticar atividade física

O exercício físico é essencial para o bom funcionamento de todo o corpo, principalmente o do coração. Encontre uma atividade que lhe dê prazer e pratique regularmente, pelo menos três vezes por semana. A atividade física favorece a diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumenta o nível do bom (HDL) no sangue. Além disso, a prática regular de exercícios ajuda na redução do estresse.

saúde do coração: homem correndo na natureza

3. Ter uma dieta equilibrada

Não é segredo pra ninguém que uma boa alimentação é essencial para a saúde. Reduza o consumo de carnes, principalmente a vermelha; modere o consumo de sal e açúcar; insira mais vegetais no seu cardápio. Sim, é possível ter uma dieta equilibrada e, ao mesmo tempo, saborosa!

4. Evitar o consumo excessivo de álcool

Existe um nível saudável de consumo de álcool. Entretanto, o consumo excessivo funciona como um condutor de doenças no coração. Pode causar danos às células musculares cardíacas, condição conhecida como miocardiopatia alcoólica, fechamento de artérias, arritmia e obesidade, entre outros males. O recomendado é, no máximo, uma dose por dia para as mulheres, e duas para os homens.

Entendeu a importância de manter a saúde do coração em dia? Então agende a sua consulta!